Quando você acredita que o Power Metal com o viés melódico/progressivo já deu o que tinha que dar e saturou o mercado e seus ouvidos… Não é que surge uma banda para surpreender?
A Vandroya é um grupo do interior de São Paulo e se formou em 2001. Os jovens músicos que até então tocavam covers de suas bandas favoritas decidiram em 2005 registrar toda sua evolução musical em um EP. E assim nasceu Within Shadows, um material com duas faixas e que levou o nome da banda para todos os cantos do país.
Em 2013 e com muito mais bagagem musical, a banda retorna o com esplêndido One! Vou gastar um dicionário inteiro de adjetivos elogiosos, mas não conseguirei exprimir o quanto esse disco é bom. É aquele disco que se ouve e quando menos percebe já acabou. Tamanho o deleite que a música deles proporcionou.
Com uma produção de altíssimo nível capitaneada por Marco Lambert . A mixagem e masterização ficou por conta de HerosTrench (Korzus).
O CD abre com “All Becomes One”, uma linda intro, que remete o ouvinte para um passeio por Valfenda. Na sequência todo o peso de “The Last Free Land”, e o excelente trabalho de bateria do Otávio Nuñez.
Os músicos são de alto nível técnico e ainda sabem fazer música, porque tocar de forma complexa para quem estuda é mole, mas fazer música é outra história. E os caras conseguem aliar técnica com musicalidade.
Demorei para citar quem canta, pois a vocalista Daísa Munhoz é sem dúvida uma das melhores vozes do Metal nacional. Ela e a Dani Nolden da Shadowside estão lado a lado no quesito vocal feminino. Não consigo imaginar as músicas desse CD em uma outra voz.
Esse é um trabalho muito difícil para escolher as melhores músicas. Todas são ótimas. A quarta faixa “Within Shadows” é pesada e tem alguns momentos que lembram música regional brasileira, uma das minhas favoritas. A meia balada “Why Should We Say Goodbye” é de marejar os olhos. A letra é muito boa e o refrão emocionante.
Já “Change the Tide”, sétima faixa do play é uma das mais pesadas do CD , Daísa Munhoz divide a voz com Leandro Caçoilo (ex-Eterna, atual Soulspell e Seventh Seal). A medida que o CD avança para o final as músicas ficam ainda mais pesadas como “When Heaven Decides to Call”, “This World of Yours”e “Solar Night”, canção que fecha o disco.
Seria leviano da minha parte tentar comparar a Vandroya com qualquer outro grupo. Eles conseguiram sua identidade no meio de um estilo que saturou no final da década de 90. Já os fãs de Metal que buscam sons novos fica aqui a minha dica: Não percam esse CD! Já está entre os dez melhores lançamentos de 2013.
-
Ficha Técnica
-
País: Brasil
Tipo: CD
-
Faixas:
01. All Becomes One 02. The Last Free Land 03. No Oblivion For Eternity 04. Within Shadows 05. Anthem (For The Sun) 06. Why Should We Say Goodbye? 07. Change The Tide 08. When Heaven Decides To Call 09. This World Of Yours 10. Solar Night
-
Site:
http://www.vandroya.com