Metal Zone - Heavy Metal Web Magazine

Elf

O nome Ronald Padavona pode soar totalmente estranho para alguns, outros já conseguem associá-lo ao baixinho dono de uma das melhores vozes do heavy metal. Para quem ainda não se situou, estou falando de Ronnie James Dio mais conhecido como Dio. Sua trajetória musical é vasta e inclui nomes como o Rainbow do ex-Deep Purple Rithcie Balckmore, o Black Sabbath e sua própria carreira solo.

Muitos desconhecem o ELF que gravou três álbuns foi o embrião inicial do Rainbow e depois se dissolveu ficando na memória de quem viveu aquela época e no saudosismo dos que tiveram a oportunidade de ouvir o material da banda.

Esse é um grupo para os amantes do hard rock da década de 70. Chega a ser engraçado ver Dio cantando músicas como “Hoochie Coochie Lady” e “Sit Down Honey” que fazem parte do debut da banda. Os fãs mais jovens e acostumados com a carreira do Dio e suas leras recheadas de fantasia e ocultismo podem demorar a se acostumar com essa sonoridade que tem muito de Rolling Stones e country blues.

O Elf foi uma banda de hard rock fundada em 1969 pelo vocalista e baixista Ronnie James Dio. O line-up do Elf mudou bastante durante sua carreira. A começar pela perda do guitarrista Nick Pantas em um acidente de carro substituído depois por David Feinstein. Além de Dio a banda tinha o guitarrista Doug Thaler, o tecladista Micky Lee Soule e o baterista Gary Driscoll. Durante meados de 1960, os quatro integrantes eram de uma banda conhecida como The Eletric Elves, o nome The Eletric era muito comum entre grupos de rock n´roll da década de 60. Mais tarde a banda foi rebatizada para The Elves e finalmente Elf.

As apresentações do Elf se resumiam a clubes, bares e colégios da costa oeste americana. O grupo lutava arduamente em busca de um contrato de gravação. E o contrato veio quando conheceram parte da “família” Deep Purple. Roger Glover e Ian Paice ajudaram o grupo a realizarem uma audição com a Columbia Records em janeiro de 1972. E o debut, que levou o nome da banda, foi gravado no Studio One em Atlanta. Produzido por Roger Glover, o primeiro registro do Elf foi lançado em Abril de 1972. E imediatamente o grupo já saiu em turnê com o Deep Purple.

Elf

Em 1973 o Elf assina um novo contrato dessa vez com a gravadora americana MGM e com a inglesa Purple Records. Já com uma formação um pouco mais estabilizada, Dio abandona o baixo e concentra-se somente nos vocais. O grupo viaja em 1974 para a Inglaterra e grava seu segundo álbum que ainda conta com a produção de Roger Glover. Com dois nomes diferentes, Carolina County Ball na Europa e nos Estados Unidos como L.A./59 e segundo trabalho da banda possuía até capas diferentes. A razão por trás dessas mudanças é desconhecida.

Após o lançamento de Carolina County Ball, o Elf sai em turnê com o Deep Purple durante os meses de abril e maio de 1974, chegaram a abrir alguns shows do Aerosmith. Na mesma época Ronnie James Dio e Mickey Lee Soule (teclado) participam do projeto solo de Glover chamado Ball And The Grasshopper’s Feast onde Ronnie canta três músicas no álbum.

Quem também aproveitou bem a qualidade dos músicos do Elf foi Ritchie Blackmore que gravou um single chamado “Black Sheep Of The Family”. A banda era composta de alguns membros do Elf e outros músicos como o tecladista Matthew Fisher da banda Procol Harum. Suspeita-se que essa musica foi escrita por uma banda desconhecida chamada Quartermass.

Blackmore sequestra Dio do ELF

Após algum tempo em contato com Dio, Blackmore o convida para escrever outra música. Ronnie a escreveu na mesma noite e gravou com Blackmore. A música foi chamada “Sixteenth Century Greensleeves” e ficou como lado B do Black Sheep Of The Family, mas por razões desconhecidas esse single nunca foi lançado e a música fez parte do primeiro álbum do Rainbow, mas com uma versão diferente da original e mais extensa.

Após a gravação de “Sixteenth Century Greensleeves” Blackmore pergunta a Ronnie se ele e o restante do Elf estariam interessados em montar uma banda com ele. Na época o Elf já estaria pronto para gravar “Trying To Burn The Sun” seu terceiro trabalho, mas optaram por formar o Rainbow junto com Blackmore e mais tarde gravariam esse material.

O terceiro álbum “Trying Burn the Sun” do Elf foi gravado em 1975 na Inglaterra e também produzido por Roger Glover. Após a gravação desse material a banda se desfez e depois o álbum foi lançado.

O engraçado dessa história é que somente Mark Nauseef (percussão) e o guitarrista Steve Edwards não foram aproveitados no Rainbow. Já o restante do grupo que era Ronnie James Dio (vocal), Craig Gruber (baixo), Mickey Lee Soule (teclado) e Gary Driscoll (bateria) foram aproveitados no primeiro álbum do Rainbow o “Ritchie Blackmore’s Rainbow” lançado em 1975.

Já o terceiro trabalho do Elf “Trying To Burn The Sun” não foi lançado na Inglaterra para que não tumultuasse o lançamento do primeiro álbum do Rainbow. O álbum do Elf só foi lançado nos Estados Unidos um pouco mais tarde já no final de 1975. Blackmore acompanhou o processo de gravação de “Trying To Burn The Sun”, mas não tocou em nenhuma faixa o que despista alguns rumores da época.

Mais alguns rumores rondavam o Elf nesse período, uma deles era o lançamento de um trabalho ao vivo que seria lançado em 1976, intitulado “Elf Live”, mas esses rumores não se confirmaram e nenhuma cópia desse álbum apareceu.

O álbum “Trying To Burn The Sun” foi o primeiro trabalho em que Ronnie James Dio usou seu Segundo nome “Dio”. Ele começou a usá-lo quando Blackmore o perguntou: “- Qual é o seu segundo nome? Por que você não usa somente parte do seu nome?”.

discografia

Elf

1972

01. Hoochie Koochie Lady
02. First Avenue
03. Never More
04. I’m Coming Back For You
05. Sit Down Honey (Everything Will Be Alright)
06. Dixie Lee Junction
07. Love Me Like A Woman
08. Gambler, Gambler

Carolina County Ball

1974

01. Carolina County Ball
02. L.A. 59
03. Ain’t It All Amusing
04. Happy
05. Annie New Orleans
06. Rocking Chair Rock ‘N’ Roll Blues
07. Rainbow
08. Do The Same Thing
09. Blanche

Trying To Burn The Sun

1975

01. Black Swampy Water
02. Prentice Wood
03. When She Smiles
04. Good Time Music
05. Liberty Road
06. Shotgun Boogie
07. Wonderworld
08. Streetwalker

Formação Atual

Ronnie James Dio – Vocal
Steve Edwards – Guitarra
Craig Gruber – Baixo
Gary Driscoll – Bateria
Mickey Lee Soule – Teclados
Mark Nauseef – Percussão

origem

Estados Unidos

Gênero

Hard Rock

Picture of Filipe Souza

Filipe Souza

Jornalista, designer, analista de marketing, gateiro, empreendedor em negócios digitais, amante da cultura hindu e thelema, colecionador de vinis e cds.

Play it loud!

Skid Row – Slave to the Grind

Esqueça a figura do Sebastian Bach por apenas um segundo. Esqueceu? Agora ouça esse disco – Slave to the Grind

Helloween – Live in the U.K

O que se pode dizer de um disco ao vivo que resgata o melhor de uma das mais conhecidas bandas

leia mais

Ozzy Osbourne – Speak of the Devil (1982)

Esse disco representa muito para mim. Desde adolescente sou maluco pra ter em vinil. e hoje tenho duas cópias. Já

leia mais

Biografias

Manowar

manowar O Manowar é uma banda que dispensa apresentações, qualquer fã de metal pelo menos já ouviu falar desse quarteto

Iron Angel

O Iron Angel foi uma daquelas bandas de thrash-speed metal alemãs que estouraram na década de 80. Gravando apenas dois

leia mais

Carnivore

Imagine que você é um de poucos sobreviventes sem sorte de uma guerra termonuclear de proporções mundiais. O ambiente tranquilo

leia mais

Kreator

Originários de Essen, na Alemanha, o Kreator surgiu por volta de 1984, ainda com o nome de Tormentor. O trio

leia mais

podcast

Em Foco

50 anos de Sticky Fingers dos Rolling Stones

Um dos meus discos favoritos dos Stones chegou muito bem aos 50 anos. Stick Fingers é o décimo primeiro trabalho

Metal Zone Unboxing – Livro No Celebration – A Biografia Oficial do Paradise Lost – Estética Torta

Eis que o Jaiminho entrega hoje essa coisa mais linda do mundo. Com um acabamento absurdamente caprichado, o livro No

leia mais

Hoje no Metal: Scorpions – Blackout [29/03-1982]

São 39 aninhos hein meu querido? Opaaaa, não estou falando de você meu caro leitor e sim desse furacão chamado

leia mais

Hoje no Metal: Mr. Big – Lean Into It completa 30 anos

Mais um trintão na área!!! E na data de hoje 26/03 só que em 1991 saiu um baita disco de

leia mais

Últimas Notícias

Drowned: lançado o vídeo oficial do novo single “Doctor Horror Medical Group”

compartilhe: Share on facebook Share on twitter Share on pinterest Share on tumblr Share on telegram Share on whatsapp Share

Twilight Aura retoma atividades com Andre Bastos (ex-Angra), Daísa Munhoz e vídeo de “Watching the Sky”

Twilight Aura retoma atividades com Andre Bastos (ex-Angra), Daísa Munhoz e vídeo de “Watching the Sky” Após 28 anos desde

leia mais

May Undead: vocalista participa do Sabbatonero, tributo ao Black Sabbath organizado por Tony Dolan (Venom Inc)

May Undead: vocalista participa do Sabbatonero, tributo ao Black Sabbath organizado por Tony Dolan (Venom Inc) A vocalista do Torture

leia mais

Holocausto War Metal: informações sobre a coletânea “Reborn to Eternity”

Holocausto War Metal: Confira informações sobre a coletânea “Reborn to Eternity” Nesta sexta-feira, 02/04, será lançado um teaser da coletânea

leia mais