Originários de Essen, na Alemanha, o Kreator surgiu por volta de 1984, ainda com o nome de Tormentor. O trio era formado por Milan “Mille” Petrozza (guitarra e vocal), Rob Fioretti (baixo) e Jörgen “Ventor” Reil (bateria).
Já conhecidos como Kreator, o primeiro álbum da banda foi lançado em 1985, pela gravadora alemã Noise, que os contratou pela sonoridade agressiva e poderosa. Mesmo com a produção do álbum simples, o disco foi muito procurado pelos fãs da crescente cena alemã de thrash metal.
Rumo ao topo, em 1986 o Kreator lança seu segundo álbum batizado de “Pleasure To Kill”, e nesse ano o trio vira quarteto com a entrada de Jorg Tritze como segundo guitarrista.
Já bem conhecidos na Europa, a banda lança em 1987 o EP “Flag Of Hate” e no ano seguinte o excelente álbum “Terrible Certainty”. Em 1988 o grupo sofre sua primeira mudança de formação, sai o guitarrista Tritze e entra Frank “Blackfire” Gosdzik, recém-saído do Sodom. Frank participou no mesmo ano da gravação do EP “Out Of The Dark, Into The Light”.
Com a formação já estabilizada o Kreator lança álbuns que se tornaram clássicos do thrash metal mundial. Começando por “Extreme Agression” lançado em 1989, onde o destaque fica com a faixa “Betrayer”, que inclusive teve video-clip. Mas é em 1990 que a situação fica melhor ainda para a banda, o lançamento de “Coma Of Souls”, grandes tours pelo mundo e o excelente home-vídeo “Hallucinative Comas”. Assim, o Kreator inicia a década de noventa com o pé direito.